Burnout, Síndrome do Esgotamento Emocional

Simone Angelica Amorim - Psicóloga - Burnout, Síndrome do Esgotamento Emocional

Burnout, Síndrome do Esgotamento Emocional

Você está exausto físico e mentalmente? Não vê sentido ou prestígio no seu trabalho? Está com alterações fisiológicas decorrentes do trabalho? Você pode estar com Síndrome de Burnout.

O que vem a ser essa síndrome: O termo Burnout significa queima + combustão total, em outras palavras, seria a queima total de energia. A Síndrome então, nada mais é que um esgotamento fisico e emocional, uma exaustão, normalmente resultante de um estresse prolongado (estresse crônico) ou frustração relacionado ao trabalho/ocupação. É algo mais comum do que se imagina, e tem CURA.

Principais causas: Excesso de trabalho, falta de recompensa e reconhecimento, falta de controle sobre o trabalho, imparcialidade ou estar em uma função errada.

Sinais mais comuns: Cinismo (sentimento negativo, esmagador, você sente que seu trabalho é inútil, sem prestígio); Exaustão física e mental (pode sentir-se deprimido e isso afetar sua atenção, foco, concentração); incapacidade de perceber a eficácia do teu trabalho (se sente incompetente).

Sintomas mais comuns: nervosismo, cansaço excessivo físico e mental, dores de cabeça frequente, pressão alta, alteração apetite, alterações de humor, insônia, sentimentos de fraco e não pertencimento, insegurança, isolamento, etc.

Tratamento: Psicoterapia e pode ser necessário a combinação com ansiolíticos e antidepressivos. Para além disso as condições de trabalho, atividade física regular, boa alimentação, lazer, relaxamento, meditação são muito positivas no tratamento.

O que será trabalhado em consultório? Por se tratar de um estresse crônico, iremos trabalhar formas de relaxamento; formas de melhorar a comunicação no trabalho (expor ideias, vontades, limites, etc.); encontrar o sentido trabalho, assim como a utilidade e o valor do serviço que você presta; aprender a ampliar o olhar para as situações, buscar óticas diferentes; avaliar pensamentos e comportamentos; aprender a lidar com críticas; em alguns casos avaliar a troca de cargo ou trabalho caso a energia exigida necessária para trabalho atual seja maior do que a energia que você dispõe para aquele trabalho. Enfim, cada caso trás uma necessidade diferente de intervenção.

Como evitar o Burnout?
Primeiramente ler com atenção essa frase: Trabalhar muito não é sinônimo de produzir mais. Entende? Prefira trabalhar o suficiente, aprenda a otimizar seu tempo, a não adiar tarefas chatas (elas não ficarão mais agradáveis amanhã), organize suas tarefas, estabeleça submetas para as tarefas maiores para que você perceba a progresso do teu trabalho, aprenda a se elogiar (o que você conquistou?), se dê créditos, se divirta quando as coisas estão difíceis demais, seja gentil e educado com as pessoas a fim de aumentar a probabilidade de receber o mesmo tratamento, deixar seu ambiente de trabalho mais agradável, converse, descanse, separe tempo e presença de qualidade para estar com família, amigos, tenha momentos de lazer, aprenda relaxar e meditar.

A síndrome pode ser confundida com outros transtornos, pois os sintomas podem ser os mesmos, porém a forma como eles se apresentam, o contexto, devem ser avaliados para além de sintomas. Por isso procure profissionais competentes que tenha um olhar amplo para o processo, a fim de fazer os encaminhamentos e tratamentos corretos.

Sua saúde deve ser sua prioridade!

Conte comigo, agende sua sessão!

psicologa-aguas-claras-brasilia

Simone Angelica Amorim

Psicóloga
CRP-01/25084

Psicóloga Simone-Angelica-Amorim Aguas Clarsas

Terei o maior prazer em lhe atender!

favicon-simone-amorim-psicologa-aguas-claras-brasilia-df
AtendimentoOnline
Informe seu nome e telefone para iniciarmos o atendimento 😀